top of page

Consórcio ou Financiamento?

  • Foto do escritor: Agos
    Agos
  • 28 de ago. de 2019
  • 1 min de leitura

Primeiro devemos diferenciar as operações. O consórcio é uma modalidade de compra planejada onde um grupo de pessoas se reúnem com um objetivo em comum, adquirir um carro, uma casa ou até mesmo utilizar o crédito para investir. No consórcio não há juros. É cobrada, pela Instituição Financeira, uma taxa de administração.


O financiamento é uma forma de se obter crédito mediante uma obrigação de pagamento parcelado à instituição financeira. Há cobrança de juros.


A contratação de um ou outro depende do prazo que se pretende adquirir o bem

Qual é mais vantajoso?

Na verdade, devemos observar antes, qual é a nossa necessidade do crédito. Se for para um objetivo de curto prazo, para a compra de um carro para trabalhar, não há dúvidas que o financiamento é mais viável neste caso, devido à liberação imediata dos recursos, apesar do maior custo final.

No entanto, se o que se quer é trocar o carro num médio a longo prazo, o consórcio é melhor neste caso, pois, por não haver cobrança de juros, o valor da parcela mensal será quase que a metade do que se fosse feito um financiamento.


Ambos podem ser utilizados para a compra de veículos ou imóveis, com variações, como a compra de terreno, imóvel para alugar, quitar um financiamento, etc.


Se você pretende planejar a troca do seu carro ou adquirir um imóvel, clique aqui e simule a aquisição de um consórcio.


Contudo se seu objetivo é adquirir um veículo logo, acesse este link e simule seu financiamento ou refinanciamento.


Comments


bottom of page